terça-feira, 23 de setembro de 2008

Energia

Foi minha aposta desde a data de criação deste blog, colocar aqui lateralmente um gráfico actualizado hora a hora que indicia os preços do petróleo no mercado. Como se tem verificado (e se pode verificar através da análise dos diferentes gráficos presentes nesta ferramenta que pus aqui ao dispor de todos), o "ouro negro" revela flutuações de acordo com especulações sobre mercados futuros, endividamentos das populações, reservas nacionais, previsões de consumo...uff...são mais que muitos os factores para estar aqui a discriminá-los a todos. O que realmente é importante saber e reter deste valor, é que realmente quando se observa dele alguma flutuação de monta, o mundo respira de alívio ou "sua as estopinhas" por mais um encargo que verá aumentar mais tarde ou mais cedo, depois de respondida aquela fase "lag" dos mercados nacionais face à evolução destes preços.
Uma vez que ainda estamos (estamos, Portugal) tão dependentes do "todo poderoso" petróleo, sentimos ainda mais os efeitos destas oscilações e quase batemos palmas quando se verificam descidas como as observadas ultimamente! Portanto, há que deitar mãos à obra e tentar conduzir este país à tão falada eficiência energética com a consequente mudança de fontes de energia, tendo em vista este "desmame" necessário à dependência externa. Talvez a capacidade de sermos auto suficientes não será possível recorrendo apenas às energias renováveis, mas pelo menos conseguir que não apenas 6 minutos numa hora de energia gasta sejam provenientes de fontes renováveis, tentando passar talvez a fasquia para valores mais elevados. Não se exige um aumento desta fasquia de forma brusca, mas sim de forma gradual e tranquila, para que se possam manter os melhores valores, ao mesmo tempo que se mentaliza a opinião pública.

APRESENTAR RESULTADOS CONCRETOS NÃO É LANÇAR PARA O AR O BOATO!

Penso que os primeiros a tentar marcar a diferença devemos ser nós, jovens, com capacidade de intervenção face aos nossos pais e avós, e porque não também aos filhos que nascem nesta geração e que terão o tema ambiente sempre presente desde muito cedo.
Por isso, estou disponível para que possam fazer os vossos pedidos para saberem de que forma poderão obter poupanças ao nível da energia consumida e, claro, ao nível económico, uma vez que menos consumo (ou/e melhor consumo) de energia significa um menor desembolso monetário ao fim do mês.
Caso queira entrar em contacto comigo, pode utilizar o e-mail que está disponível nesta página, ou então pelo e-mail : jomofe@netcabo.pt
Vamos então fazer uma tentativa de mudar ideias e mentalidades e verificar que por vezes estamos presos por muito pouco, face a grandes poupanças.

Sem comentários: